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Marketing digital 360 graus online e offline

MARKETING‚ MARKETING DIGITAL‚ AGêNCIA DE MARKETING

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O que é marketing?

Marketing é estratégia‚ podemos dizer que o marketing é o plano de ação baseado em pesquisa no mercado‚ é um planejamento usando técnicas variadas para alcançar um publico a fim de entregar algo.

Muitas empresas e startups tem ideias e produtos fantásticos mas devido a falta de marketing acabam por fracassar pois o produto não chega as pessoas‚ ele não tem o alcance esperado‚ e com uma boa estratégia de marketing o quadro é outro.

Grandes produtos que mudaram o mundo tiveram o marketing por trás dela‚ é importante entender que o marketing é um planejamento de como a empresa fará para alcançar o mercado de forma eficaz‚ como a empresa fará para atingir suas metas‚ ou ainda porque um produto fantástico não esta sendo vendido‚ essas são questões tratadas pelo marketing‚ o responsável pelo marketing ira realizar pesquisas e estudos para entender o mercado e bolar uma solução que responda as necessidades da empresa.

O marketing cria planos e delega funções.

Minha empresa precisa de marketing?

Minha empresa precisa de marketing?

Sim‚ sua empresa precisa de marketing‚ toda empresa precisa de marketing‚ porque é com ele que você saberá onde investir seus esforços de publicidade e propaganda‚ é com ele que você saberá porque um produto vende mais que o outro‚ ou porque uma propaganda é melhor aceito do que a outra.

Sua empresa precisa saber entregar algo‚ e quando digo entregar me refiro desde vendas até entrega de algo gratuito‚ saber como fazer essa entrega e deixar seus consumidores felizes é uma das tarefas do profissional de marketing.

No livro e-marketing o marketing na internet com casos brasileiros de Tania M. Vidigal Limeira‚ ela cria um roteiro muito pratico de ações a ser tomado para um marketing eficaz:

  • Etapa 1 - Objetivos de marketing.

  • Etapa 2 - Estratégia de diferenciação de produto e posicionamento.

  • Etapa 3 - Estratégia de preço.

  • Etapa 4 - Estratégia de canal de vendas.

  • Etapa 5 - Estratégia de comunicação.

  • Etapa 6 - Detalhamento do plano operacional de marketing.

  • Etapa 7 - Definição dos investimentos e orçamentos.

  • Etapa 8 - Definição dos meios de avaliação e controle.

Existem diversas formas de marketing‚ e atualmente o que esta gerando resultados muito satisfatórios é o marketing inbound que é uma estratégia menos invasiva e mais convidativa pois tem uma visão mais amigável com o cliente ao invés de atacar com anúncios e promoções ele convida o cliente‚ ele oferece algo que ajuda o cliente‚ seja um conteúdo relevante ou algum serviço‚ e assim cria uma conexão muito mais forte para ai sim iniciar suas estratégias de venda quando esse esta apto a recebê-las.

Vou dar um exemplo‚ se sua empresa vende eletrodomésticos‚ porque não investir em conteúdos que ensinem a utilizar os produtos ou ainda como manter a vida útil‚ ou ainda dicas de decoração‚ técnicas culinárias etc... Isso chamara um público que gosta do assunto e que tem ou compra eletrodomésticos‚ e que por acaso você os vende. Deu para entender a sutileza das técnicas‚ saber como usa-las e quando usa-las é o que definira um resultado positivo para a empresa‚ o publico de hoje esta aprendendo a ignorar anúncios como conhecemos‚ os próprios navegadores já estão vindo com sistemas que removem publicidade dos sites‚ esta acontecendo uma grande mudança e é fundamental que sua empresa entenda e se adapte a ele.

Mas como saber do que meus clientes gostam? O profissional de marketing saberá através de pesquisa interna e externa a sua empresa‚ entender quem é o seu consumidor‚ do que ele gosta‚ porque ele escolheu a sua empresa para comprar‚ dados demográficos entre outras informações farão você conhecer mais a fundo seu cliente e definir personas para ai sim criar o plano de marketing‚ no livro Marketing Empresarial 100 dicas para valorizar a imagem de sua empresa de Sady Bordin ele fala sobre a importância de definir personas segue um trecho:

“A primeira regra para se relacionar com o seu cliente é saber quem ele é. Parece óbvio‚ mas não é o que vemos na prática. Pouquíssimas empresas têm um banco de dados com informações atualizadas sobre seus clientes.”

Tania M. Vidigal Limeira‚ em seu livro e-marketing o marketing na internet com casos brasileiros‚ sugere a elaboração de uma lista com perguntas a serem respondidas‚ segue a lista:

  • Pergunta 1 - Quem é o cliente?

  • Pergunta 2 - Que tipo de necessidade‚ desejo ou problema o cliente quer realizar ou resolver?

  • Pergunta 3 - Quais as características do cliente (pessoa física)?
    Demográficas (idade‚ faixa de renda‚ tamanho da família‚ estado civil‚ profissão‚ localização da residencia‚ local de trabalho etc.)
    Psicográfico (qual seu estilo de vida: gosta de viajar‚ praticar esportes‚ gosta de ler‚ assiste televisão‚ navega na internet etc.: quais suas opiniões sobre política‚ saúde‚ educação‚ cultura‚ poupança‚ papel do governo‚ papel do pai da família etc.)

  • Pergunta 4 - Quantos são os clientes?

  • Pergunta 5 - Como decidem sobre atividades de lazer e entretenimento?

Faço design pode ajudar sua empresa com marketing‚ nos conhecemos as técnicas e sabemos quando aplica-las‚ vamos conversar mais sobre isso‚ queremos conhecer suas necessidades e te ajudar a vender mais.

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