Falar pelo e-mail.
VAMOS CONVERSAR?
Conte-nos um pouco sobre suas necessidades e em breve retornaremos apresentando as melhores soluções para você.
Falar pelo e-mail.
VAMOS CONVERSAR?
Entraremo em contato em breve,
via wats ou ligação.
Desenvolvimento de Identidade Visual

IDENTIDADE VISUAL‚ MANUAL DA MARCA‚ LOGO

Desenvolvimento de Identidade Visual


O que é identidade visual?

Identidade visual é um conjunto de elementos como cores‚ imagens e palavras que tem por objetivo representar algo de forma visual.

O McDonald’s se você visitar qualquer de suas filiais encontrara a mesma identidade visual muito provavelmente‚ os mesmos uniformes‚ cores‚ layouts‚ cardápios etc.. Isso é possível porque existe um manual de identidade visual‚ por que a identidade visual foi feito da forma certa.

Já se perguntou porque a Coca-cola consegue manter sempre o mesmo tom de vermelho na sua logo? Acredite‚ existe um manual que diz exatamente qual a composição da cor certa para o vermelho da Coca‚ e isso é possível pois foi realizado um trabalho correto de identidade visual.

De acordo com a Wikipédia a definição de identidade visual é:

“Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente‚ e de forma sistematizada‚ um nome‚ ideia‚ produto‚ empresa‚ instituição ou serviço.”

Podemos dizer que identidade visual é um conjunto de elementos que juntos representam uma empresa‚ é como regras a serem seguidas‚ é como uma lista que diz como se deve usar da forma certa a logo‚ as cores e todos os outros elementos como materiais gráficos ou digitais.

Sua empresa vai precisar ter provavelmente‚ cartões de visita‚ folders‚ uniformes‚ um escritório‚ fachada‚ web site e muitas outras coisas que ajudaram a criar um ambiente favorável ao trabalho de forma organizada e sistemática‚ e nesse momento entra a identidade visual‚ já pensou ter sua fachada de uma cor‚ os cartões de visita de outro‚ os uniformes de outra cor e cada elemento de uma cor diferente da outra sem nenhuma relação‚ isso acontece quando não existe uma identidade visual elaborada‚ pode acontecer de sua empresa virar um carnaval‚ sem padrão‚ sem ordem‚ completamente dissolvido e sem características que possam te representar‚ causando um desconforto no cliente e o pior‚ a dificuldade em lembrar da sua empresa.

Identidade visual é a padronização‚ é a regra que sua empresa deve seguir‚ é seu norte pois é a aplicação da sua logo de forma sistemática nos elementos visíveis da sua empresa para gerar um reconhecimento por parte do seu cliente.

Porque é importante ter uma boa identidade visual?

Porque é importante ter uma boa identidade visual?

Identidade visual não é apenas criar a logo seguindo métodos‚ mas vai além disso‚ a identidade visual vai dizer como as coisas devem funcionar‚ por isso a importância de ter uma boa identidade visual esta relacionado com o impacto visual que sua empresa causa nos clientes.

A identidade visual ajuda na organização da empresa‚ facilita o entendimento e a rápida compreensão de elementos‚ um cliente recebe seu folder‚ esse folder possui uma padrão visual‚ ele resolve visitar a empresa‚ na fachada ele repara que as cores‚ posicionamento do logo‚ slogan são os mesmos‚ então ele entra‚ lá dentro ele se depara com elementos visuais como identificadores‚ ou plaquinhas seguindo cores padronizadas ou uma tipografia reconhecível pois ele já viu através do folder‚ esse cliente se sente bem‚ ele não se sente perdido ou confuso‚ ele sabe exatamente onde esta e onde precisa ir‚ pois nossa identidade visual e organização permitiu que de forma rápida identificasse e reconhecesse nossa empresa.

A importância de uma boa identidade visual é justamente a capacidade representar nossa e seus elementos visuais de forma fácil a ser memorizada e que transmita os valores da empresa.

De acordo com o livro Marketing Empresarial 100 dicas para valorizar a imagem de sua empresa de Sady Bordin:

“...contrate uma agência de publicidade ou um escritório de design gráfico para cuidar desse assunto. A papelada da empresa deve estar em conformidade com a identidade que os outros elementos da comunicação visual transmite ao público. Mesmo que tenha que ‘gastar’ mais no começo...”

O que é o Manual da identidade visual?

Falamos muito sobre regras‚ sobre seguir uma lista‚ um manual‚ esse manual que falo é o Manual da Identidade Visual.

O manual da identidade visual é um material que pode ser físico ou digital‚ que tem por objetivo definir as regras de utilização da sua logo‚ ele diz qual o tamanho mínimo que sua logo deve ter‚ ele diz quais as cores CMYK devem ser aplicadas‚ explica como deve ser feitos cada detalhe dos materiais gráficos ou digitais da sua empresa‚ com ele você pode contratar qualquer outra empresa para cuidar da parte visual de seu negócio que com esse manual eles serão capazes de lhe entregar um produto dentro das regras da sua empresa‚ seguindo parâmetros de forma a manter a padronização que é definido na construção de sua logo.

O manual como o próprio nome já diz explica de forma detalhada como as coisas devem funcionar‚ eu diria que o maior diferencial de qualidade do trabalho de identidade visual esta em conter ou não um manual‚ pois isso implica em conhecer profundamente as possibilidades de utilização da logo de forma a não alterar seu conceito ou forma‚ mantendo assim suas características.

Geralmente o manual é composto das variações da logo como as diferentes assinaturas‚ como uma versão horizontal e vertical‚ versão da logo com ou sem slogan‚ o tamanho mínimo que ela deve ter para que seja possível a leitura‚ (já vi muitos cartões de visita e fachadas com fontes tão pequenas que eram impossíveis de serem lidas‚ ou ainda cores e contrastes que dificultavam a leitura)‚ versões monocromáticas da logo‚ com separação de cores para serigrafia por exemplo‚ aplicação em papel timbrado‚ cartões de visita‚ fachada‚ com regras e medidas a serem seguidas‚ tipo de fontes‚ fontes alternativas‚ e por ai vai‚ podem existir dezenas de especificações afim de facilitar o entendimento de forma a manter as características definidas no projeto.

A identidade visual é uma etapa muito importante na criação de sua empresa ou inclusive na atualização dela‚ se você ainda não tem uma identidade visual de qualidade entre em contato com a Faço Design e nos vamos ajuda-lo‚ é fundamental ter um logo e elementos na empresa que caracterizem de forma correta o que sua empresa faz‚ seus conceitos e valores para gerar valor aos seus produtos e serviços.

FALE COM A GENTE!
Teremos prazer em atendê-lo.
Falar pelo e-mail.
E-MAIL
Falar pelo celular.
CELULAR
COMPARTILHAR


FALE COM A GENTE!
Teremos prazer em atendê-lo.
Falar pelo e-mail.
E-MAIL
Falar pelo celular.
CELULAR
COMPARTILHAR
CASES
Dúvidas sobre o que fazer?
RECEBA UMA ASSESSORIA GRÁTIS.
RECEBER
Siga-nos nas redes sociais
Design e Marketing Digital | Faço Desing © 2016.
Rua Visconde de Ouro Preto, 191 - Bairro Operário - Novo Hamburgo - RS.
Telefone: (51) 8485.3907