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Criação de loja virtual e-commerce

CRIAçãO DE LOJA VIRTUAL‚ E-COMMERCE

Criação de loja virtual e-commerce


O que é uma loja virtual?

Uma loja virtual ou e-commerce é um site onde através dele sua empresa tem a possibilidade de vender um produto ou serviço sem necessariamente do auxílio de um vendedor‚ e realizando toda a transação financeira de forma automática e segura através do próprio site.

Hoje existem milhares de lojas online‚ serviços gratuitos e pagos‚ a loja virtual ideal é aquela que fornece produtos com qualidade‚ que possui descrições detalhadas‚ boas fotos‚ e um sistema seguro através de SSL que é um certificado de segurança‚ também possui controle de pedidos‚ gestão de estoque e documentação com regras‚ sessão de FAQ que é uma espécie de perguntas com respostas‚ tudo isso para orientar o cliente na tomada de decisão e para passar segurança na hora da venda.

Podemos dizer que uma loja virtual é um site especial‚ desenvolvido para que você possa por seu catálogo de produtos a venda‚ de forma automatizada e segura‚ afim de aumentar os lucros e diminuir as despesas com loja física por exemplo.

Porque minha empresa precisa de uma loja virtual?

Para alavancar seu negócio‚ se você esta começando‚ uma loja virtual é uma ótima maneira de acelerar o processo de divulgação e vendas‚ com uma loja online‚ você não precisa ter um ponto de venda físico‚ milhares de empresas já adotaram o sistema de comercio online possuindo apenas um local para estoque e produção‚ em outros casos é possível cortar inclusive os gastos com local físico‚ o que acontece com pedidos sobre demanda e programas de afiliados.

Atualmente a forma tradicional de venda é possuir os dois‚ tanto a loja online quanto a física sendo muito comum inicialmente as empresas já possuírem um local físico e aos poucos migrarem para a loja online até por fim conseguirem se manter inteiramente com as vendas através da loja virtual.

Com uma loja virtual você diminui custos com local físico‚ gera mais comodidade a seus clientes‚ acelera o fluxo de pedidos‚ pode ter uma gestão mais eficaz do estoque‚ e principalmente‚ consegue gerenciar e criar estratégias melhores baseados em perfis de clientes‚ é uma possibilidade única de manter um relacionamento muito mais direto e com muito mais rapidez com seus clientes.

Porque sua empresa precisa de uma loja virtual? Seus concorrentes possuem loja virtual? As grandes empresas possuem loja virtual? Baseado na sua resposta é possível que você mesmo consiga chegar a conclusão.

Agora que você sabe a importância de uma loja virtual para seu negócio‚ chegou a hora de saber como planejar uma.

Plano estratégico de negócio

De acordo com o livro e-marketing o marketing na internet com casos brasileiros‚ de Tania M. Vidigal Limeira‚ ela recomenda que você siga uma série de etapas no planejamento do seu negócio virtual‚ ela criou um roteiro que é constituído de 10 etapas a serem seguidas‚ pesquisadas e analisadas a fim de se criar um projeto sólido‚ são elas:

  • Etapa 1 - Análise do mercado e do negócio.

  • Etapa 2 - Análise de competências e fraquezas.

  • Etapa 3 - Identificação de oportunidades e riscos.

  • Etapa 4 - Definição do negócio‚ do mercado e dos segmentos de mercado.

  • Etapa 5 - Seleção do público-alvo.

  • Etapa 6 - Objetivos de negócios e de marketing.

  • Etapa 7 - Seleção das estratégias.

  • Etapa 8 - Detalhamento dos programas (planos operacionais).

  • Etapa 9 - Definição dos investimentos e orçamentos.

  • Etapa 10 - Definição dos meios de avaliação e controle.

Como divulgar minha loja virtual?

Como divulgar minha loja virtual?

Um dos grandes erros de empresas em geral as que estão começando é achar que basta ter uma loja online que as vendas vão acontecer como mágica‚ isso é um mito‚ na verdade para realizar a primeira venda online você vai ter que batalhar muito.

Calma não se assuste‚ estou aqui para mostrar a solução‚ e te ajudar a fazer do jeito certo. Quando lançar sua loja virtual alguns pontos devem ser seguidos mesmo que isso leve alguns meses para se concluir‚ se não dedicar seu tempo em atenção o resultado esperado pode demorar muito a chagar‚ segue uma pequena lista de procedimento a ser seguido:

  • 1 – Ao lançar sua loja‚ tenha certeza que o sistema esta funcionando‚ faça testes e verifique as etapas‚ iniciando da pesquisa do produto‚ carrinho de compras‚ o cadastro e por fim o pagamento. É sempre bom fazer um teste por segurança e para garantir que tudo esta funcionando bem‚ esse teste é feito pelos desenvolvedores‚ porem como empresário sugiro que você também faça e tire suas próprias conclusões‚ nesse processo você pode ter uma visão melhor e até sugerir melhorias.

  • 2 – Faça o cadastro de seus produtos sem preguiça‚ não tenha medo de fazer o seu melhor‚ como o produto será vendido online sem o auxílio de um vendedor‚ é necessário que o produto esteja bem descrito‚ como ele é‚ questões técnicas‚ durabilidade‚ etc... Fotos é essencial‚ nem preciso dizer que você deve cadastrar fotos de alta qualidade‚ com detalhes do produto etc... Uma foto bem tirada associado com descrições detalhadas pode aumentar muito a chance da venda.

    No livro e-marketing o marketing na internet com casos brasileiros‚ de Tania M. Vidigal Limeira‚ ela fala sobre sobre uma pesquisa realizada onde se questionava quais motivos influenciavam na compra de um produto:

    Sobre as funcionalidades que aumentam a probabilidade de compra na internet‚ as respostas foram as seguintes: 44 por cento dizem que são as imagens detalhadas dos produtos‚ 39 por cento dizem que é a disponibilidade do produto‚ 34 por cento a existência de um guia comparativo de produtos e 25 por cento ‚ os serviços oferecidos ao cliente.

    Se você não tem tempo ou habilidade para isso‚ contrate uma empresa para te auxiliar ou realizar o cadastro para você‚ essa etapa é muito importante e pode definir se você fara vendas ou ficara esperando sentado.

  • 3 – Procure desenvolver um site seguro‚ um site que lida com dados sigilosos precisa ser seguro‚ não só no seu desenvolvimento mas também em seu protocolo de acesso‚ esse protocolo que falo é quando você acessa um site e sua url esta verdinho como na imagem a baixo

    Procure desenvolver um site seguro

    Quando ele esta verde significa que esta seguro‚ caso contrário pode haver o risco de sua empresa ter os dados de transação interceptado por terceiro‚ o custo de se ter um site seguro SSL‚ é relativamente pequeno‚ mas mesmo assim muitos sites arriscam a integridade dos dados de seus clientes‚ além da segurança‚ um site seguro possui uma vantagem nos mecanismos de busca‚ ou seja‚ o google por exemplo dará prioridade para seu conteúdo comparado com um conteúdo de um concorrente que não possui site seguro.

  • 4 – Tenha uma versão para celular‚ você não precisa de um aplicativo para sua loja‚ enquanto estiver começando‚ e não se sua empresa possui apenas venda de produtos de forma tradicional‚ foque em ter um site responsivo‚ que é um site que se adapta ao tamanho do celular‚ assim você terá não apenas os computadores mas também os celulares como canal de vendas‚ além disso o google também prioriza sites adaptáveis a smartphones.

  • 5 – Verifique se a empresa desenvolvedora trabalhou bem o SEO do seu site‚ mas o que é SEO‚ é se o site esta bem projetado para aparecer em sites de busca como o google‚ sites mal projetados farão suas vendas caírem ou nem acontecerem por estarem mal desenvolvidos‚ converse com seu desenvolvedor e pergunte a ele quais as ações ele tomou em relação a isso e ainda no dia do treinamento de uso do novo site‚ peça para que ele te ensine a como cadastrar produtos com foco em SEO para alavancar suas vendas.

  • 6 – Divulgue e invista em marketing‚ esse é um ponto muito importante‚ depois que seu site esta pronto e tudo foi feito certinho‚ o próximo passo é a divulgação‚ primeiramente crie perfis nas redes sociais mais conhecidas‚ como facebook‚ twitter‚ google + etc... Com o auxílio de um profissional de marketing estude a melhor forma de criar postagens atrativas‚ em resumo essa etapa é o que define a velocidade que seu site alcançara seu publico‚ por isso o ideal é contratar um profissional para te ajudar a elaborar uma boa estratégia de marketing‚ mas vai ai algumas dicas:

    • 1 – Não seja chato‚ post coisas divertidas‚ interessantes e a cada 3 posts de conteúdos de entretenimento você faz uma postagem de produto‚ é uma regra de 1 para 3‚ é importante que você poste com sabedoria‚ para alcançar mais pessoas.

    • 2 – Crie um layout personalizado para suas postagens para que seus clientes identifiquem que é sua empresa que esta postando tal informação‚ e para dificultar cópias.

    • 3 – Cada rede social tem um formato de postagem‚ estude cada uma delas‚ em relação a alcance depende muito do seu publico‚ mas em geral‚ o facebook ainda é um dos que possui mais alcance e interação‚ mas trabalhe nas outras também.

    • 4 – Converse com seus clientes‚ responda comentários e dúvidas‚ a melhor divulgação que existe ainda é o boca a boca‚ esse ainda se mostra mais eficiente‚ porem é um dos mais difíceis de se conseguir. Como criar uma loja virtual?

De acordo com o livro e-marketing o marketing na internet com casos brasileiros‚ de Tania M. Vidigal Limeira‚ ela cita algumas ações que você deve tomar para sua loja virtual:

  • atrair público para a sua loja;

  • criar oferta atraente e exclusiva‚ de modo a gerar a compra por parte do cliente;

  • atender às expectativas do cliente‚ quanto a prazo de entrega a preço justo e à qualidade de produto e serviço;

  • coordenar rede de parceiros que alavancam negócios e colaboram na criação de relacionamento com os clientes;

  • gerenciar múltiplos relacionamentos‚ assim como formá-los e dissolvê-los rapidamente;

  • possuir uma infra-estrutura flexível‚ robusta e planejamento para crescer em pouco tempo;

  • inovar continuamente produtos e serviços.

Plataformas para criação de loja online grátis.

Hoje em dia existem centenas de plataformas gratuitas que você pode usar‚ porem todas elas exigem um certo grau de conhecimento e estudo‚ sites como wordpress ou wix‚ são exemplos de sites onde você mesmo pode criar sua loja virtual‚ porem‚ assim como em qualquer outra área‚ ter a ferramenta não te faz um profissional da área‚ você deve procurar compreender suas necessidades e prioridades‚ se sua empresa tem tempo para dedicar estudando essas plataformas‚ estudar como funciona todo o processo de publicação‚ e configuração de um site de vendas‚ ai tudo bem‚ é uma boa alternativa‚ porem‚ se você possui pouco conhecimento em programação‚ ou design‚ recomendamos que entre em contato com a gente para marcar uma assessoria para que possamos te auxiliar na escolha da loja ideal.

Em resumo você pode contratar um serviço gratuito ou uma plataforma grátis‚ ou contratar uma empresa privada para cuidar disso para você‚ a vantagem de contratar uma empresa que entende do assunto é justamente esse‚ eles entendem do assunto‚ e só ter a plataforma não vai ser suficiente‚ é necessário que seu site tenha um design agradável‚ possua um sistema eficaz de conversão de leads que são clientes em potencial‚ que caso seja necessário seja possível alguma customização específica para seu negócio etc... Contratar uma empresa é o ideal para quem quer investir da maneira certa e tem pressa em alcançar seus objetivos.

A sua empresa precisa de uma loja virtual sempre que ela possuis produtos ou serviços passíveis de serem vendidos de forma automatizada‚ ainda que você não tenha uma visão de que seu negócio possa possuir um sistema de venda‚ é possível de forma criativa e por que não inovadora‚ oferecer seus serviços online portanto que haja um estudo e analise para isso.

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